Seu certificado do CBA 2024 já está disponível!
*As datas das apresentações, bem como os seus horários e indicação de local de apresentação podem ser modificados pela Comissão Organizadora sem comunicação prévia. O autor do Tema Livre sempre deve consultar seu horário de apresentação na Área do Congressista, de acordo com o item 5.11 do Regulamento dos Temas Livres do CBA 2024.
A Comissão Organizadora do CBA 2024 informa que quaisquer pedidos relacionados aos Temas Livres serão atendidos até às 17h, do dia 7 de novembro (quinta-feira), independentemente do meio de solicitação.
INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS
1.1 O 69º Congresso Brasileiro de Anestesiologia (CBA) visa promover a Educação Continuada aos Anestesiologistas.
1.2 O 69º CBA é organizado pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) e ocorrerá no período de 13 a 16 de novembro de 2024 na cidade de Belo Horizonte – Minas Gerais.
1.3 Não caberá revisão da decisão única e definitiva da Comissão Científica CBA a respeito da aprovação dos Temas Livres.
2.1 Para submissão dos trabalhos científicos, pelo menos um dos autores deverá estar inscrito no Congresso. Caso ainda não esteja inscrito, clique aqui e realize sua inscrição.
2.2 Dados Cadastrais: Confira se os dados de cada coautor (nome completo, CPF e e-mail) estão corretos, incluindo o apresentador e o autor principal.
2.3 Cada trabalho poderá ter o limite máximo de seis (6) coautores, sendo um (1) autor principal e cinco (5) coautores.
2.4 Serão aceitas até seis (6) submissões de trabalhos por autor.
2.5 Serão aceitos para submissão somente trabalhos em português.
2.6 A submissão deve ser realizada pela Área do Congressista, a partir dos dados de acesso recebidos por e-mail no momento de sua inscrição.
2.7 Edição/Correção: Será permitida a correção e a substituição dos trabalhos, por meio da Área do Congressista, até a data limite de submissão, conforme os prazos descritos no item 4 deste edital. Recomenda-se que o manuscrito seja elaborado em um processador de texto, revisado, e que o número de caracteres, incluindo espaços, seja previamente calculado e aprovado por todos os autores antes da submissão. Certifique-se de que a redação do texto seja clara e objetiva. Atente-se para a correta utilização da gramática e identifique as abreviações presentes no texto.
2.8 Após a data final de submissão dos trabalhos não será permitida qualquer alteração e/ou correções. Caso o autor responsável pela submissão delete o trabalho do sistema de submissão após data limite, ele será automaticamente considerado como não enviado.
2.9 A relação dos trabalhos aprovados será divulgada no site do evento e por meio da área do Congressista será possível verificar o status do trabalho: “aprovado para apresentação oral”; “aprovado para apresentação em e-poster”; ou “reprovado”.
2.10 Exclusão de Trabalho: após o período de avaliação, não será permitido o pedido de exclusão de trabalhos submetidos ao Congresso.
3.1 Serão aceitos os seguintes tipos de estudo:
3.2 Os trabalhos deverão contemplar objetos de estudo relacionados às seguintes áreas de estudo:
3.3 TÍTULO: Conciso e relacionado aos objetivos e resultados do estudo (máximo de 160 caracteres).
3.4 DESCRIÇÃO: Número total de 3.000 caracteres, incluindo espaços. O programa digital de submissão dos trabalhos fará a contagem automática.
3.5 Estudos baseados em método científico (ensaios clínicos, estudos tipo caso-controle, estudos de coortes etc.) devem ter as seguintes seções: “Justificativa e objetivos”, “Método”, “Resultados”, “Conclusões” e “Referências”. Antes de realizar a submissão, indicamos que, consulte o EQUATOR Network para melhor correspondência da redação do seu tema livre conforme o formato do estudo: https://www.equator-network.org/.
3.6 Estudos não baseados em método científico (relatos de caso, descrição de séries etc.) devem conter as seguintes seções: “Introdução, “Relato de caso” ou “Descrição de série”, “Discussão” e “Referências”. Para esta modalidade, indicamos que sejam seguidas as orientações dos guidelines CARE ou ACRE do EQUATOR Network https://www.equator-network.org/
3.7 FIGURAS e TABELAS: Será permitida a inclusão de figuras e tabelas, desde que respeitem as especificações de formato (jpg, jpeg, png).
3.8 Não são permitidas, sob quaisquer pretextos ou circunstâncias, alusões, agradecimentos ou referências que possam caracterizar divulgação comercial de produtos, equipamentos, seus fabricantes ou distribuidores. Medicamentos devem ser citados pelo nome farmacológico, e equipamentos, pela referencial do produto.
3.9 Não serão aceitos trabalhos extraídos de artigos já publicados até a data de submissão. Entretanto, caso o artigo tenha sido submetido e esteja em processo de revisão ou aguardando publicação, o trabalho poderá ser submetido.
3.10 O texto principal deve ser digitado no campo “Descrição” em um único parágrafo (contínuo), incluindo todas as seções do manuscrito.
3.11 No texto NÃO devem constar o(s) nome(s) do(s) autor(es), o serviço de onde fazem parte, ou onde foi realizado o estudo.
3.12 COMITE DE ÉTICA: Os trabalhos na modalidade “Relato de Caso” deverão ter consentimento ou aprovação pela Comissão de Ética em Pesquisa em humanos (CEP). Em instituições sem CEP, o consentimento poderá ser dado pela Diretoria Clínica. O termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) assinado pelo paciente ou responsável deve ser anexado junto ao trabalho. Casos com impossibilidade de aplicação do TCLE deverão ter autorização de publicação pelo CEP ou Diretoria Clínica.
3.12.1 Pesquisas científicas devem enviar aprovação do projeto pelo CEP ou pelo Comitê de Ética para estudos em animais de experimentação (CEUA). É obrigatório anexar a declaração de aplicação do termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE), que poderá ser solicitado aos autores. Em estudos com dispensa do TCLE pelo CEP, descrever a dispensa no texto.
3.13 REFERÊNCIAS: São aceitas até duas referências por trabalho, que devem ser inseridas nos respectivos campos: “Referência 1” e “Referência 2”. Nas referências de estudos contendo até três autores, todos devem ser citados. Quando houver mais de três autores, devem ser mencionados os três primeiros seguidos da expressão “et al”. Tipos de referência e formatos aceitos:
Autores. Título do artigo. Periódico, ano; volume: páginas inicial-final
EXEMPLO: Dal Mago AJ, Helayel PE, Bianchini E et al. Prevalence and predictive factors of urinary retention assessed by ultrasound in the immediate post-anesthetic period. Rev Bras Anestesiol. 2010;60:383-90.
Autores do capítulo. Título do capítulo. In: Autores (editores). Título do livro. Edição (a partir da segunda). Local da publicação, Editora, ano; páginas inicial-final.
EXEMPLO: Pires OC, Posso IP, Constantino E et al. Bioeletrogênese da membrana. Transmissão sináptica. In: Cangiani LM, Slulitel A, Potério GMB et al. Tratado de anestesiologia SAESP. 7 ed. São Paulo, Atheneu, 2011;285-92.
Autores. Título. Disponível em: xx. Acessado em: Data de acesso
EXEMPLO: Conselho Federal de Medicina (Brasil).
Resolução CFM n° 1.802/2006. Disponível em:
http://www.portalmedico.org.br/resolucoes/CFM/2006/1802_2006.htm.
Acessado em 16/02/2012.
3.14 PALAVRAS-CHAVE: Realize a inclusão de até três (3) palavras-chave, de acordo com Descritores em Ciências da Saúde (DeCS). Acesse em: https://decs.bvsalud.org/
3.15 CONFLITO DE INTERESSE e FONTE DE FOMENTO: Declare se há conflito de interesse e a fonte de fomento de realização do trabalho submetido.
ITEM | DATA | HORÁRIO |
Abertura das submissões no sistema | 10/06/2024 (Segunda-feira) | A partir de 9h |
Data limite para submissão | 29/07/2024 (Segunda-feira) | Até às 18h |
Resultado dos aprovados | 27/09/2024 (Sexta-feira) | A partir de 13h |
Prazo final para submissão do poster ou apresentação | 21/10/2024 (Segunda-feira) | Até às 18h |
Prorrogação da submissão de temas livres: | 5/8/2024 (Segunda-feira) | Até às 18h |
Todos os prazos presentes neste regulamento devem ser rigorosamente seguidos.
OBSERVAÇÃO: Caso haja dúvidas sobre o processo de submissão, forma de envio ou qualquer instabilidade no sistema, deve-se entrar em contato com o suporte pelo e-mail: eventos@sbahq.org. As demandas recebidas serão respondidas somente de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
5.1 As apresentações poderão ser enviadas até a data limite, conforme descrito no item 4 deste regulamento.
5.3 Somente serão aceitos os trabalhos enviados por meio da Área do Congressista. Trabalhos enviados por outros meios, como e-mail, por exemplo, serão desconsiderados.
5.4 Nas apresentações orais e de e-poster é permitida a inclusão de imagens, gráficos e tabelas. Na modalidade e-poster o autor deve atentar-se para respeitar o espaço previamente determinado de uma (1) página/slide e que inclua todos os itens obrigatórios que constam neste regulamento.
5.5 Os trabalhos devem ser formatados na fonte Arial, no tamanho 12.
5.6 As apresentações não poderão ultrapassar seis (6) minutos, obedecendo rigorosamente o horário e sala/TV programados. Ao coordenador da sessão, serão reservados quatro (4) minutos para debater cada tema apresentado. Totalizando assim, dez (10) minutos de apresentação.
5.7 Em caso de impedimento do apresentador, qualquer um dos coautores poderá substituí-lo, desde que inscrito no 69º CBA.
5.8 O apresentador do trabalho inscrito e aprovado que não se apresentar e não enviar outro autor para substituí-lo, na sala/TV e horário estabelecido, estará impedido de inscrever qualquer trabalho no ano subsequente, bem como de ser convidado para a programação científica oficial do CBA, salvo motivo justificado e apresentado à Comissão Científica até, no máximo, 30 (trinta) dias após o encerramento do CBA.
5.9 Atestados médicos de autores principais só serão aceitos, para fins de retirada da penalidade, se nenhum dos coautores do trabalho estiverem inscritos no 69º CBA.
5.10 Após a data limite para envio das apresentações não será permitida qualquer alteração e/ou correção. Caso o autor responsável pelo envio delete o trabalho do sistema de submissão, após data limite, ele automaticamente será considerado como não enviado.
5.11 As datas das apresentações, bem como os seus horários e indicação de local de apresentação podem ser modificados pela Comissão Organizadora sem comunicação prévia. O autor do Tema Livre sempre deve consultar seu horário de apresentação na Área do Congressista.
6.1 PRÊMIO DR. ZAIRO EIRA GARCIA: Os trabalhos aprovados concorrerão ao prêmio de Melhor Tema Livre, avaliado pela Comissão Julgadora de Temas Livres, designada pela SBA. O prêmio consiste na quantia referente a cinco (5) anuidades de membro ativo da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA). O prêmio será dividido igualmente entre todos os autores do trabalho e são aplicáveis retenções de impostos conforme a legislação brasileira.
7.1 CERTIFICADO: Será fornecido um único certificado por trabalho submetido.
7.2 Não serão fornecidos certificados separadamente para os apresentadores dos Temas Livres.
7.3 A ordem dos nomes presentes no certificado será de acordo com a ordem de cadastramento do Tema Livre na Área do Congressista do 69º CBA.
8.1 Situações que não estejam previstas no presente regulamento serão resolvidas pela Comissão Científica do 69º Congresso Brasileiro de Anestesiologia.
8.2 Dúvidas deverão ser encaminhadas ao e-mail: eventos@sbahq.org
Realização